Palestra do ciclo Alimenta o Movimento: “Remédios caseiros” (adiada)

Adiada para data a anunciar em breve. Pedimos desculpa pelo incómodo!

 

Para ir ao encontro de muitas solicitações aqui está a palestra e aula prática de culinária (4horas):
Imagem
Estou com febre, o que fazer para melhorar?
Sinusites, renites, o que fazer?
Dores lombares/rins o que fazer?
E muito, muito mais!
Venha conhecer o poder dos alimentos!

Contribuição por pessoa: 20 euros
Inscrições via email ou por telefone: macro.welness@gmail.com / 961931927

Até já!
Marco e Susana

Proteína: uma feliz dor de cabeça!

Antes de tudo, este artigo também serve para os “caçadores furtivos”!

Imagem

Como sabem, as proteínas formam os músculos e tecidos e estão envolvidas na estrutura e funções das células como:
– Função plástica: constituem 80 % do peso “seco” das células;
– Papel do controle genético: características hereditárias das proteínas do núcleo da célula;
– Função imune: os anticorpos envolvidos nos fenómenos imunológicos;
– Função reguladora: enzimas e hormonas.

Encontra mo-las em legumes, nozes, grãos, seitan (glúten de trigo ),na soja e produtos de soja como tofu, miso, tamari, tempeh, na carne , peixe, ovos e lacticínios.Como passamos mais tempo sentado as necessidades de proteínas têm diminuído o que não significa que sejam as mais importantes mas, atenção! Relacionamos com a actividade física, desempenho intelectual, género, gravidez, clima e outras condições, etc. De uma forma geral, um adulto deve ingerir cerca de 0’75-1g/Kg de peso de proteína.

Não vou falar das purinas, açido úrico, acidificação do sangue, reserva alcalina (desmineralização) e sua relação com as proteínas! Apenas gostava que diminuísse um pouco a ingestão de proteína animal devido à saúde do nosso planeta e do respeito das espécies, seu sofrimento e tratamento. Não estou a dizer que não devem comer proteína de origem animal!

Uma boa combinação para a proteína vegetal é como se segue: cereal inteiro da grão de 75% + 25 % de proteína vegetal = carne. Se for celíaco cuidado! Consulte um médico pois não pode seguir esta fórmula.
Experimente e vai ver que fica mais relaxado, com melhor humor e muito menos agressivo. Tente para ver, o animal e meio ambiente agradecem!

Algumas sugestões:
Feijão azuki :
Lentilhas
feijão de soja preto
Grão de bico
Outros feijões
ervilhas
Tofu : derivados de soja vendido fresco . É importante dar sabor quando cozinhado, pois o gosto não é grande coisa, mas com um pouco de criatividade é delicioso e muito saudável  contendo gorduras digestivas. É uma boa fonte de cálcio, adequado para celíacos e diabéticos.
Tempeh : Derivado de soja fermentado e muito rico em vitamina B12.
Seitan : glúten de trigo , contém 24,7 % de proteína.
nozes

Coma sempre bio se puder, com vegetais, legumes, com cor!