Respirar para dar espaço à vida (5.ª parte)

A Postura correcta para respirar

Imagem

A capacidade de respirar bem deriva muito de uma postura correcta. Ter uma postura correcta não é só importante para respirar mas também para as articulações, funções dos órgãos, músculos, eficiência energética e outros benefícios. Qualquer cliente que tenha uma postura incorrecta, a sua correcção é prioritária.

A postura mais comum é aquela em que se adquire uma atitude cifótica isto é: cabeça projectada para a frente, ombros arredondados/encurtados. Outra postura usual é a diminuição ou aumento da curvatura lombar. Se não conhece a sua postura marque uma avaliação funcional antes de progredir nos treinos. Uma postura incorrecta pode ser resultado de várias circunstâncias como o estilo de vida sedentário, posições incorrectas no trabalho e respiração incorrecta.

Uma pessoa com respiração predominantemente com o tórax solicita em demasia os músculos respiratórios auxiliares. A maioria destes músculos que ajudam na inspiração são músculos tónicos (tipos de fibras lentas que servem para a postura), que quando muito solicitados encurtam e ficam tensos. Ao acontecer este encurtamento, os músculos puxam a cervical para a frente, arredondam os ombros e aumentam a cifose torácica. Enfraquecem também os músculos com acção oposta com os trapézios médios e inferior e os rombóides. Esta situação força a expiração. 
 Quando esta expiração é forçada o diafragma não desce adequadamente e cria uma pressão negativa no tórax. É nesta situação que os músculos inspiratórios acessórios vão ter que trabalhar mais. Esta situação em situação extrema/stressante pode levar a dores de cabeça. O músculo quadrado dos lombos (músculo auxiliar da expiração) é um depressor das costelas e com um padrão respiratório deficiente para também ele ser sobre solicitado e levar a dores lombares.

Portanto, tenha sempre atenção na sua vida, trabalho, exercício à sua respiração. Faça os exercícios respiratórios que serão colocados nesta página do Facebook na próxima 6.a feira. Marque uma avaliação/treino para melhorar a sua capacidade respiratório.

Ler mais:
1.    Kendall, Florence., Kendall McCreary, Elizabeth., Provance, Patricia. Muscles: Testing and Function. Fourth edition. Williams & Wilkins. 1993.
2.    Pottenger, Francis M. Symptoms of Visceral Disease. Fifth edition. Mosby. 1938.
3.    Yuefang, Cen. Chinese Qigong Essentials. New World Press. 1996.
4.    Chek, Paul. Posture and Craniofacial Pain. Chapter in Chiropractic Approach to Head Pain. Wilkins & Williams.

Deixe um comentário