Notícia: O perigo da imagem nas crianças

Os media vendem uma imagem “adulta” para as crianças. Como consequência, podem-se tornar prematuramente adultos no que se refere ao físico. Sabe-se que é um risco para o seu desenvolvimento motor e maturação, para não falar da saúde em geral.

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O desafio que lanço  aos pais é estarem mais atentos à informação que passa para os filhos. Para as crianças aconselho a jogarem. Divirtam-se 🙂

Leia tudo aqui:

Pediatrics

Healthland

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Notícia: Gordura abdominal nos homens faz mal aos ossos

A investigação alerta-nos para o facto de que o excesso de peso aumenta o risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2, contudo, algumas vezes, esquece-se de referenciar o perigo que acarreta para os nossos ossos.

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A “barriguinha de cerveja” é sempre um perigo extra para os nossos ossos devido a estes serem sobrecarregados. Utilize como referência o  perímetro abdominal pois é um dos bons indicadores para analisar se as suas articulações estão a sofrer ou não!

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Leia sobre o assunto nos links abaixo:

Sabia que…

O exercício físico tem o mesmo efeito que a restrição calórica no corpo?

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Ambos melhoram a sensibilidade à insulina, diminuem a percentagem de massa gorda e baixam o risco de cancro.  O exercício diminui também o risco de morte prematura e ajuda a prevenir a hipertensão, obesidade e doenças do foro cardiovascular.

MAS AFINAL QUE TIPO DE CORREDOR-POLÍTICO É VOCÊ?

Será que  no que respeita  á corrida é mais conservador, mais reaccionário, independente ou moderado?

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É verdade que não gostamos de ser catalogados mas, mesmo no desporto, temos alguma tendência para sermos mais de direita, centro, esquerda ou até extremistas.

Os seguintes indicadores vão ajuda-lo a compreender melhor que estilo de corredor é e a tomar as decisões certas, mesmo as políticas (brincando).  Ao longo destas semanas divulgo orientações de treino para os vários tipos de corredor-político.

É daqueles que acha que o seu tempo é limitado?  Gosta gerir sempre o seu tempo? Para si a corrida tem que encaixar com as outras tarefas como levar o seu filho à escola e cozinhar?  Gosta que o treino não seja só correr mas também andar de bicicleta e fazer aulas de grupo? Se se identifica com todas estas perguntas então certamente é…conservador!

CONSERVADOR

TREINO:  A saúde e o controlo de peso são os seus principais objectivos. Também gosta que uma rotina de treino de força faça parte de alguns dos seus dias de treino.

CORRIDA: O corredor conservador fica-se pelos 5-10Km, corridas que permitam uma recuperação física rápida.

NUTRIÇÃO: Correr pelo menos 75m/semana é óptimo para manter o seu peso e obter “uma boa saúde” de acordo com o departamento  de saúde americano(United States Department of Health and Human Services). O conservador pode comer batatas mas deve deixar as fritas de fora pois a perda de calorias não é assim tanta. Lembre-se que correr queima entre 60-100Kcal/Km.

CALÇADO:  Um par de ténis dura em média entre 500-700Km, num conservador pode durar 9 meses. Contudo, depende sempre do peso, da  passada, superfície de contacto e factores como o calor e humidade.

SAÚDE: O ACSM (American College of Sports Medicine) recomenda entre 20-60 minutos de exercício vigoroso 3x/semana de forma a estar saudável e em forma, fácil para si!

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SEMANA-TREINO TIPO

2.a FEIRA-  Descanso

3.a FEIRA- 5Km (contínuo; ritmo moderado)

4.a FEIRA: Treino de força em circuito/Cross Fit

5.a FEIRA: 7Km (séries ou progressivo)

6.a FEIRA:  Descanso

SÁBADO:  Treino de força em circuito/Cross Fit

DOMINGO: 7Km (contínuo; ritmo baixo)

Próxima semana falaremos do moderado!