Eduque as suas costas com o método Pilates!

O Pilates é um método de reabilitação que aumenta a coordenação e estabilidade dos músculos do corpo. Na região lombar, onde ocorrem normalmente as chamadas “dores de costas”, os exercícios de Pilates são utilizados para aumentar a activação dos músculos do tronco e aumentar a estabilidade pélvica e lombar.

 

Existem inúmeras evidências que revelam a importância dos músculos do tronco na estabilização lombar, em particular os músculos do multífidus e o transverso abdominal, os mais importantes a ser trabalhados.

O músculo multífidus percorre varias articulações da coluna individualmente e também no seu todo. O transverso é o músculo abdominal mais profundo, formando uma cinta que protege os órgãos intra-abdominais. Estes dois músculos trabalham muitas vezes juntos, isto é, em co-contracção.

Imagem

Vários estudos indicam que são os músculos estabilizadores os primeiros a ser activados. Indivíduos que sofrem de dores de costas, têm uma activação tardia dos seus estabilizadores. Portanto, poder-se-à depreender que existe a necessidade de treinar estes músculos nos indivíduos que possuem “dores de costas”.

O método Pilates é uma ferramente terapêutica utilizada no tratamento das “dores de costas” ao treinar os músculos disfuncionais. Todos os estudos que investigam a activação dos músculos estabilizadores lombares e pélvicos demonstram que existe uma redução da dor a curto e longo prazo depois de um treino de estabilização da coluna.

Adverte-se para o facto que o treino deverá ser supervisionado e composto por feedbacks constantes tendo em conta a dificuldade em activar os músculos estabilizadores. No Pilates, o tom de voz, a concentração e a descrição sobre o que se pretende obter com a contracção são princípios utilizados e que ajudam o indivíduo a adquirir a contracção correcta.

A investigação sugere ainda que os músculos estabilizadores devem ser contraídos a uma intensidade baixa (30-40% de uma contracção voluntária máxima-CVM). A razão desta contracção é que estes músculos bem como os posturais trabalham continuamente a baixos níveis da CVM.

A técnica de Pilates é portanto um método eficiente, se acompanhado por um profissional certificado e conhecedor de patologias, no problema disfuncional das “dores de costas” ao utilizar exercícios específicos e supervisionados, realizados a baixa intensidade e com muitas repetições.

Deixe um comentário